O Condomínio está suscetível a contingências de natureza fiscal e trabalhista, além de financeiras e outras provenientes de má gestão. Destaca-se ainda que o Sindico e os Conselheiros são responsáveis perante o Código Civil, bem como, os condôminos, podem ser onerados por eventuais custos, por vezes, inesperados. Neste cenário, as revisões de auditoria, podem ser realizadas de forma preventiva ou investigativa.
Revisão de Auditoria Preventiva – O principal objetivo é identificar e propor a regularização de eventos equivocados, antecipando-se a situações que possam implicar em prejuízos ao condomínio, e, conseqüentemente, aos condôminos. Destaca-se ainda que, o relatório de auditoria pode e deve nortear a aprovação de contas pelos condôminos.
Revisão de Auditoria Investigativa – Neste caso o trabalho é direcionado a responder questões específicas, sendo os procedimentos e extensão dos trabalhos definidos pelos responsáveis do Condomínio (Corpo Diretivo, Conselho Fiscal, Sindico, etc) em conjunto com o Auditor Independente.